3, v.3A ação humanitária e a construção de estados liberal-democráticos: o caso do Timor Leste de 1999 a 2008A atuação do BNDES como agente indutor da inserção comercial do Brasil no governo Lula author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

3° Encontro Nacional ABRI 2011


Print ISBN 2236-7381

Abstract

SANTOS, Ricardo Oliveira dos. O CEBRI e o governo FHC: uma abordagem da influência dos Think Tanks na política externa brasileira.. In: 3° ENCONTRO NACIONAL ABRI 2011, 3., 2011, São Paulo. Proceedings online... Associação Brasileira de Relações Internacionais Instituto de Relações Internacionais - USP, Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000300040&lng=en&nrm=abn>. Acess on: 16 Oct. 2019.

O artigo aborda o fenômeno dos Think Tanks no Brasil voltados para a área de política externa, tendo como estudo de caso o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI). Partindo do pressuposto que a esfera política nacional constrange a atuação do CEBRI e que os Think Tanks são importantes articuladores de idéias, o presente trabalho visa responder ao seguinte questionamento: Qual o tipo de relacionamento entre o CEBRI e o Poder Executivo (em particular o Ministério de Relações Exteriores) dentro da arena decisória de política externa? Como marco temporal será utilizado o período da segunda gestão do presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso (1998-2002), que culminou na criação da referida organização e ampliação de temas externos na agenda política brasileira. A hipótese que se propõe verificar é a de que embora tenha uma agenda bem definida e estrutura consolidada, o CEBRI pouco consegue influenciar na tomada de decisão no âmbito governamental, conforme previsto pelo marco teórico fornecido por Daniel W. Drezner em seu artigo "Ideas, Bureaucratic Politics, and the Crafting of Foreign Policy" (2000).

Keywords : Centro Brasileiro de Relações Internacionais; Think-Tanks; Política Externa Brasileira; Fernando Henrique Cardoso; Ministério de Relações Exteriores.

        · text in portuguese     · pdf in portuguese