3, v.3A atuação do BNDES como agente indutor da inserção comercial do Brasil no governo LulaA America do Sul do governo Lula author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

3° Encontro Nacional ABRI 2011


Print ISBN 2236-7381

Abstract

CAMPOS, Rodrigo Pires de. O Brasil e o sistema internacional de cooperação para o desenvolvimento: limites e perspectivas para inserção e reforma.. In: 3° ENCONTRO NACIONAL ABRI 2011, 3., 2011, São Paulo. Proceedings online... Associação Brasileira de Relações Internacionais Instituto de Relações Internacionais - USP, Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000300042&lng=en&nrm=abn>. Acess on: 18 July. 2019.

A presente pesquisa busca explorar limites e perspectivas à inserção do Brasil no Sistema Internacional de Cooperação para o Desenvolvimento, considerando o equilíbrio de poder e perspectivas de manutenção e reforma desse Sistema. Para tanto, descreve-se a recente entrada de novos atores no referido Sistema, sobretudo os chamados países em desenvolvimento, e a aparente contradição na posição atribuída ao Brasil como doador emergente desse Sistema. Lançam-se questões e quadros hipotéticos como potenciais indicativos de caminhos relevantes de pesquisa sobre o tema.

Keywords : Sistema Internacional; Cooperação para o Desenvolvimento; Brasil.

        · text in portuguese     · pdf in portuguese