3, v.3O Brasil e o sistema internacional de cooperação para o desenvolvimento: limites e perspectivas para inserção e reformaMercosul: custos e benefícios de diferentes acordos comerciais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

3° Encontro Nacional ABRI 2011


ISBN 2236-7381 versão impressa

Resumo

COSTA, Rogério Santos da. A America do Sul do governo Lula.. In: 3° ENCONTRO NACIONAL ABRI 2011, 3., 2011, São Paulo. Anais eletrnicos... Associação Brasileira de Relações Internacionais Instituto de Relações Internacionais - USP, Disponvel em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000300043&lng=pt&nrm=abn>. Acesso em: 23 Maio. 2022.

O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir o recente processo de integração na America do Sul a partir das instituições criadas e implementadas durante o governo brasileiro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As instituições pesquisadas são a Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional da América do Sul - IIRSA, a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica - OTCA, o Mercado Comum do Sul - Mercosul e sua ampliação à America do Sul, a Comunidade Sulamericana de Nações e depois a União de Nações Sul-americanas - UNASUL, com destaque para esta ultima e os diferentes temas que envolveram sua formação e trajetória durante o período. É possível constatar que o movimento de integração capitaneado no governo Lula possui especificidades de formação institucional que remetem a amplas possibilidades de aprofundamento e transformação da região num importante polo de poder no sistema internacional, ao lado de alguns limitadores históricos verificados em outros momentos de processos de integração na região.

Palavras-chave : Política Externa brasileira; América do Sul; Unasul; Mercosul.

        · texto em português     · pdf em português