3, v.3A America do Sul do governo LulaAntiamericanismo e política externa: o caso do Brasil sob o paradigma desenvolvimentista índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

3° Encontro Nacional ABRI 2011


ISBN 2236-7381 versión impresa

Resumen

CURZEL, Rosana. Mercosul: custos e benefícios de diferentes acordos comerciais. In Anales del 3° ENABRI 2011 3° Encontro Nacional ABRI 2011, 2011, São Paulo (SP, Brasil) [online]. 2011 [citado 16 Junio 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000300044&lng=es&nrm=iso> .

O objetivo deste artigo foi estimar impactos de diferentes políticas de liberalização comercial sobre a economia do Mercosul, formado por Argentina, Brasil, Uruguai e Venezuela. Utilizou-se da metodologia dos Modelos de Equilíbrio Geral Aplicado (GTAP). Foram implementados dez cenários de política comercial: a formação da Alca; um acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Européia (UE); a formação de ambos os acordos; a assinatura de Tratados de Livre Comércio (TLCs) entre os países da América Latina e os EUA, sem a participação do Brasil; e a assinatura de TLCs entre países da América Latina e os EUA, com a exceção do Mercosul, Bolívia e Equador. Repetiram-se as simulações excluindo-se os produtos sensíveis nas negociações internacionais. Parte da base tarifária foi modificada para novamente ser submetida à simulação dos mesmos cenários. Os maiores ganhos de bem estar foram apresentados pela formação simultânea da Alca e do acordo Mercosul-UE.

Palabras llave : Mercosul; Integração comercial; Equilíbrio Geral Aplicado; GTAP.

        · texto en portugués     · pdf en portugués