3, v.3A America do Sul do governo LulaAntiamericanismo e política externa: o caso do Brasil sob o paradigma desenvolvimentista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

3° Encontro Nacional ABRI 2011


ISBN 2236-7381 versão impressa

Resumo

CURZEL, Rosana. Mercosul: custos e benefícios de diferentes acordos comerciais.. In: 3° ENCONTRO NACIONAL ABRI 2011, 3., 2011, São Paulo. Anais eletrnicos... Associação Brasileira de Relações Internacionais Instituto de Relações Internacionais - USP, Disponvel em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000300044&lng=pt&nrm=abn>. Acesso em: 24 Abr. 2024.

O objetivo deste artigo foi estimar impactos de diferentes políticas de liberalização comercial sobre a economia do Mercosul, formado por Argentina, Brasil, Uruguai e Venezuela. Utilizou-se da metodologia dos Modelos de Equilíbrio Geral Aplicado (GTAP). Foram implementados dez cenários de política comercial: a formação da Alca; um acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Européia (UE); a formação de ambos os acordos; a assinatura de Tratados de Livre Comércio (TLCs) entre os países da América Latina e os EUA, sem a participação do Brasil; e a assinatura de TLCs entre países da América Latina e os EUA, com a exceção do Mercosul, Bolívia e Equador. Repetiram-se as simulações excluindo-se os produtos sensíveis nas negociações internacionais. Parte da base tarifária foi modificada para novamente ser submetida à simulação dos mesmos cenários. Os maiores ganhos de bem estar foram apresentados pela formação simultânea da Alca e do acordo Mercosul-UE.

Palavras-chave : Mercosul; Integração comercial; Equilíbrio Geral Aplicado; GTAP.

        · texto em português     · pdf em português