3, v.3Antiamericanismo e política externa: o caso do Brasil sob o paradigma desenvolvimentistaBrasil e África: um novo olhar? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

3° Encontro Nacional ABRI 2011


ISBN 2236-7381 versión impresa

Resumen

AGUILAR, Sérgio Luiz Cruz. Os esforços da sociedade internacional no combate ao terrorismo. In Anales del 3° ENABRI 2011 3° Encontro Nacional ABRI 2011, 2011, São Paulo (SP, Brasil) [online]. 2011 [citado 22 Junio 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000300046&lng=es&nrm=iso> .

Nesta primeira década do século XXI o terrorismo fundamentalista, como novo agenciador de violências se fortaleceu, levando os estados e as organizações internacionais a o identificarem como uma "nova ameaça" à segurança. As formas clássicas baseadas na ação unilateral e soberana do Estado já não são suficientes para se contrapor a essa prática conflituosa necessitando do envolvimento coletivo da sociedade internacional. No esforço para combater o terrorismo, os Estado Unidos (EUA) atuam tanto por meio do incentivo a adoção de medidas coletivas no âmbito dos organismos internacionais como por meio de acordos bilaterais para troca de informações, treinamento e cooperação, incluindo inteligência, planejamento antiterrorismo e proteção contra armas de destruição em massa, contraterrorismo, tecnologia de gestão das conseqüências do terrorismo, pesquisa e desenvolvimento. O trabalho apresenta algumas considerações sobre o terrorismo contemporâneo para, em seguida, apresentar algumas medidas coletivas adotadas na última década, de caráter universal, regional e por parte dos EUA, no esforço global de combate ao terrorismo.

Palabras llave : Terrorismo; Organizações Internacionais; Segurança Internacional.

        · texto en portugués     · pdf en portugués