3, v.3Os esforços da sociedade internacional no combate ao terrorismoTemas socioambientais, cooperação internacional e sustentabilidade: as perspectivas das relações entre território-poder no século XXI índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

3° Encontro Nacional ABRI 2011


ISBN 2236-7381 versión impresa

Resumen

MIYAMOTO, Shiguenoli. Brasil e África: um novo olhar?. In Anales del 3° ENABRI 2011 3° Encontro Nacional ABRI 2011, 2011, São Paulo (SP, Brasil) [online]. 2011 [citado 12 Julio 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000300047&lng=es&nrm=iso> .

Ligados histórica  e culturalmente, Brasil e África têm mantido relacionamento aquém daquele que poderia ser considerado ideal. Retomados com certo fôlego  a partir do final da década de 1960, com Mário Gibson Barboza, nem por isso, os vínculos políticos, econômicos e estratégicos com a África receberam, nos anos posteriores, prioridade por parte dos condutores da política externa brasileira. Contudo, no novo século, com a administração do presidente Lula, a África passou a ocupar espaço maior na agenda brasileira internacional. O objetivo deste texto é discutir se as motivações do governo brasileiro rumando para África significam maior solidariedade com o continente mais pobre do mundo, conforme a retórica governamental, ou se o mesmo se insere como mercado e região promissores para as novas demandas e interesses nacionais, frente a concorrência e presença de outros países, sobretudo chinesa, no continente africano.

Palabras llave : política externa brasileira; relações Brasil-África; relações Sul-Sul; relações internacionais brasileiras.

        · texto en portugués     · pdf en portugués