3, v.3Brasil e África: um novo olhar?A (des)governança norte-americana e seu impacto na governança global índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

3° Encontro Nacional ABRI 2011


ISBN 2236-7381 versión impresa

Resumen

GARCIA, Tatiana de Souza Leite. Temas socioambientais, cooperação internacional e sustentabilidade: as perspectivas das relações entre território-poder no século XXI. In Anales del 3° ENABRI 2011 3° Encontro Nacional ABRI 2011, 2011, São Paulo (SP, Brasil) [online]. 2011 [citado 12 Julio 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000300048&lng=es&nrm=iso> .

As evidências da crise socioambiental contemporânea, as convenções internacionais e o aumento da percepção para a revisão dos modelos de desenvolvimento político-econômico-territorial e dos padrões de produção e consumo têm pressionado os atores internacionais a repensarem suas políticas e ações, de modo que busquem minimizar as desigualdades socioeconômicas e os impactos ambientais. Considerando-se a interdependência dos atores no sistema internacional na busca de maximização das soluções para estas questões, e que a disponibilidade de recursos ambientais e gestão do território são fontes de poder, as diretrizes da sustentabilidade são um dos novos paradigmas do século XXI. Além disso, com o fim da disputa política/territorial das ideologias capitalistas versus socialistas, abre-se um novo campo para as relações de espaço-poder e outro mecanismo de controle no desenvolvimento de certas regiões no mundo. Diante deste contexto, o objetivo deste trabalho é analisar as motivações dos atores internacionais para a tomada de decisões diante dos temas socioambientais globais, considerando a dinâmica das relações de poder no sistema internacional, o discurso e prática da cooperação internacional e a perspectiva da sustentabilidade no século XXI.

Palabras llave : crise socioambiental; desenvolvimento sustentável; cooperação internacional.

        · texto en portugués     · pdf en portugués