3, v.3O Brasil dos BRICS: mecanismos de compreensão acerca da condição de potência emergente no atual sistema internacionalA influência dos conflitos intermésticos socioambientais no processo de integração política sul-americana: da Guerra do Pacífico à atualidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

3° Encontro Nacional ABRI 2011


ISBN 2236-7381 versão impressa

Resumo

LAGE, Victor Coutinho. Quando o particular desloca o universal: notas de teoria política internacional sobre a Crítica da Razão Pura.. In: 3° ENCONTRO NACIONAL ABRI 2011, 3., 2011, São Paulo. Anais eletrnicos... Associação Brasileira de Relações Internacionais Instituto de Relações Internacionais - USP, Disponvel em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000300055&lng=pt&nrm=abn>. Acesso em: 23 Maio. 2022.

Defende-se aqui que os escritos críticos e políticos de Kant são inseparáveis para se entender tanto seu pensamento quanto as aporias da modernidade, da dinâmica política moderna e contemporânea. A opção por uma discussão detida na Crítica da Razão Pura se justifica pelo fato de ser uma obra que, apesar de divisor de águas para o pensamento moderno, é, em grande medida, negligenciada no pensamento político, em especial na teoria política internacional. Com isso em vista, o texto pretende levantar algumas implicações políticas da obra, com ênfase em como se pode, a partir dela, pensar as condições aporéticas da política moderna.

Palavras-chave : Immanuel Kant; Teoria Política Internacional; Crítica da Razão Pura; subjetividades modernas.

        · texto em português     · pdf em português