3, v.3A influência dos conflitos intermésticos socioambientais no processo de integração política sul-americana: da Guerra do Pacífico à atualidadeAliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (ALBA): as particularidades de um projeto inovador índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

3° Encontro Nacional ABRI 2011


ISBN 2236-7381 versión impresa

Resumen

MIRANDA, Wando Dias y NASCIMENTO, Durbens Martins. Conflitos assimétricos e o estado: o neoterrorismo e os novos paradigmas para formulação de políticas de defesa nacional. In Anales del 3° ENABRI 2011 3° Encontro Nacional ABRI 2011, 2011, São Paulo (SP, Brasil) [online]. 2011 [citado 22 Junio 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000300057&lng=es&nrm=iso> .

Os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos da América e seus desdobramentos com a chamada "Guerra ao Terror" marcam um novo cenário político e estratégico mundial no campo do planejamento de Políticas de Defesa e Segurança dos Estados. O modelo clássico de combate dos conflitos de Terceira Geração sede cada vez mais espaço para os conflitos de Quarta Geração que são caracterizados pelo caráter informal, dinâmico, flexível e mutável dos combates. Assim, forças de combates irregulares, grupos terroristas, guerrilheiros, ações de organizações criminosas e de narcotraficantes se multiplicam pelo mundo levando sua mensagem de medo, terror e intolerância, fazendo um número cada vez maior de vítimas em suas ações e em alguns casos, influenciado os processos decisórios e políticos de nações, como no caso dos atentados de 11 de março de 2004 de Madri, na Espanha. Em tempos de globalização e de terrorismo sem fronteiras e midiático, o planejamento de políticas de defesas focadas num caráter defensivo e preventivo do Estado é sem duvida um dos maiores desafios campo da política e das relações internacionais.

Palabras llave : Conflitos Assimétricos; Estado; Políticas de Defesa.

        · resumen en inglés     · texto en portugués     · pdf en portugués