3, v.3Conflitos assimétricos e o estado: o neoterrorismo e os novos paradigmas para formulação de políticas de defesa nacionalParadiplomacia, desenvolvimento e integração regional de cidades amazônicas: desafios e especificidades do estado do Pará índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

3° Encontro Nacional ABRI 2011


ISBN 2236-7381 versão impressa

Resumo

FREITAS, William Daldegan de. Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (ALBA): as particularidades de um projeto inovador.. In: 3° ENCONTRO NACIONAL ABRI 2011, 3., 2011, São Paulo. Anais eletrnicos... Associação Brasileira de Relações Internacionais Instituto de Relações Internacionais - USP, Disponvel em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000300058&lng=pt&nrm=abn>. Acesso em: 23 Maio. 2022.

A história de desenvolvimento de economias periféricas, dentre essas a América Latina, enquadra desde uma tentativa de adequação das demandas internas e a conseqüente inserção subordinada à economia mundial até a conjuntura de subdesenvolvimento destes atores e a inevitável dependência com relação ao centro. Inúmeras alternativas foram postas para que tal quadro fosse superado, entretanto devido à instabilidade do sistema internacional e a difícil adequação de interesses, observa-se êxitos e fracassos. Este trabalho busca analisar uma dessas alternativas para o desenvolvimento do subcontinente, a saber, a ALBA (Alternativa Bolivariana para os Povos da América). Proposta por Venezuela, Cuba e Bolívia, este acordo vai na contramão das proposições do Consenso de Washington e da a ALCA (Área de Livre Comércio das Américas), cujas plataformas respondem aos objetivos liberalização econômica na América Latina. Assim, são observados o contexto em que surgiram os acordos que originaram a ALBA bem como as proposições que norteiam essa alternativa. Assim, analisamos as peculiaridades desses acordos e como eles atuam para solucionar as mazelas dos países latino-americanos.

Palavras-chave : ALBA; Venezuela; Bolívia; Cuba; Integração; Regionalismo.

        · texto em português     · pdf em português