3, v.3Paradiplomacia, desenvolvimento e integração regional de cidades amazônicas: desafios e especificidades do estado do ParáConstrutivismo e política externa dos EUA: uma abordagem para Foreign Policy Analysis (FPA) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

3° Encontro Nacional ABRI 2011


ISBN 2236-7381 versão impressa

Resumo

ROSA, William Torres Laureano da. Interpretações sobre regimes internacionais e a disputa entre EUA e o secretariado-geral da ONU pela formação de consensos sobre o combate ao terrorismo.. In: 3° ENCONTRO NACIONAL ABRI 2011, 3., 2011, São Paulo. Anais eletrnicos... Associação Brasileira de Relações Internacionais Instituto de Relações Internacionais - USP, Disponvel em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000300060&lng=pt&nrm=abn>. Acesso em: 23 Maio. 2022.

As perspectivas consideradas como cognitivistas sobre Regimes Internacionais concentram esforços nas dinâmicas comunicativas da aplicação e interpretação das normas. A visão da realidade dos atores passam pela movimento de convencimento e de formação de consensos orientado por normas, a ponto de convergir expectativas que são realimentadas e reinterpretadas a partir da prática da ação comunicativa. O presente trabalho, tendo o apresentado como pano de fundo, quer observar a dinâmica do combate ao terrorismo no interior das Nações Unidas no pós-11 de Setembro. Se no momento posterior aos ataques as medidas tomadas foram de acordo com a vontade dos EUA, no decorrer do tempo o Secretariado-geral obtém novo consenso e altera o modo como a organização atuaria frente ao tema. Envolvendo tais atores principais na investigação, o objetivo central do trabalho será identificar as disputas e a forma como novos consensos são criados no decorrer dos anos 2000, para, no fim, entender como a realidade do combate ao terrorismo no plano internacional foi desenvolvido e como se encontra no presente, procurando incluir atores não estatal na discussão e mostrar a validade da teoria na análise da prática da política internacional.

Palavras-chave : Regimes Internacionais; Cognitivistas; Terrorismo; EUA; Secretariado-geral das Nações Unidas.

        · texto em português     · pdf em português