3, v.3De Caliban a Próspero - a identidade nacional e a política externa republicana: primeiras aproximações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

3° Encontro Nacional ABRI 2011


ISBN 2236-7381 versão impressa

Resumo

OURIQUES, Helton Ricardo, VIEIRA, Pedro Antonio e ARIENTI, Patrícia Fonseca Ferreira. As conseqüências da ascensão chinesa para a economia-mundo capitalista: o papel do fundo soberano chinês como instrumento da estratégia de desenvolvimento.. In: 3° ENCONTRO NACIONAL ABRI 2011, 3., 2011, São Paulo. Anais eletrnicos... Associação Brasileira de Relações Internacionais Instituto de Relações Internacionais - USP, Disponvel em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000300064&lng=pt&nrm=abn>. Acesso em: 23 Maio. 2022.

Vários estudiosos estão apontando a China como uma potência em ascensão, destacando a possibilidade de esse país ser o epicentro de um "Século XXI asiático". Evidências desse cenário passam pelo notável crescimento econômico chinês, pela importância crescente de sua produção manufatureira em escala global e pelo recente incremento de investimentos externos em outras regiões do mundo. Os crescentes superávits comerciais chineses estão sendo direcionados para o aumento de suas reservas cambiais e, mais recentemente, para a formação de um Fundo Soberano de Riqueza. O China Investment Corporation (CIC), fundo soberano chinês, vem despontando como um instrumento da transformação da China em ator fundamental no sistema global, especialmente devido ao tamanho dos recursos envolvidos e à sua atuação estratégica, dado que esse país vem utilizando parte de suas reservas estrangeiras, através do CIC, para investir em setores de energia, matérias-primas, agricultura e alta tecnologia no exterior. O objetivo do artigo é mostrar os indícios de que o CIC faz parte de estratégia de desenvolvimento chinês, que inclui a ocupação de espaços privilegiados na economia mundo-capitalista.

Palavras-chave : China; Fundos Soberanos de Riqueza; Desenvolvimento.

        · texto em português     · pdf em português