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Anais do Primeiro Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros
ISBN 978-85-60944-38-5 versão
on-line
ISBN 978-85-60944-38-5 versão on-line
Resumo
DAMASCO, Denise Gisele de Britto. Jovens, estudo de língua estrangeira e musicalidade. In Anais do 1o. Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros Anais do Primeiro Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros, 2012, São Paulo (SP) [online]. 2012 [citado 29 Março 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000132012000100007&lng=pt&nrm=iso> .
Esse trabalho busca compreender como a identidade cultural e a musicalidade do/a jovem podem ser motivadores para o estudo de língua estrangeira. Apresenta-se a categoria analítica juventude e o sentido da formação do/a jovem em língua estrangeira a partir da leitura de Flitner (1968), Mannheim (1961), Margulis (2001), Dayrell (2007) e Spósito (2008). Dessa forma, a principal questão desse artigo é: o interesse do/a jovem em música pode ser uma das motivações para que o/a mesmo/a estude língua estrangeira? Apresentamos a fala de uma professora em uma entrevista narrativa analisada pelo método documentário a partir de Bohnsack (2010) e Weller (2002; 2005; 2007; 2011). Essa professora, nos anos 1950, quando jovem, já partia para os Estados Unidos em busca do ensino de música e canto orfeônico, tornando-se posteriormente professora de inglês e fundadora de um centro público de línguas para estudantes da rede pública.
Palavras-chave : juventude; língua estrangeira; musicalidade; entrevista narrativa; método documentário.