1O Hip Hop nos livros didáticos: uma breve análiseHip-hop& sarau: o Capão Redondo como centro da luta cultural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Anais do Primeiro Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros


ISBN 978-85-60944-38-5 versão on-line

Resumo

Pinto Edmara de Castro, Bomfim Maria do Carmo Alves do. Cultura jovem em movimentos alternativos de Teresina-PI. In: Anais do 1o. Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros Anais do Primeiro Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros [Anais online]; 2012  Abr 10-13; São Paulo, SP, Brasil. 2012 [citado 2024 Maio 16]. Disponvel em: URL: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000132012000100009&lng=pt&nrm=van .

Neste trabalho, apresentamos pesquisa desenvolvida juntos a Jovens inseridos em Movimentos Alternativos de Teresina. Objetivou compreender como as práticas culturais que esses jovens exercem, são positivas e constitutivas de suas culturas juvenis. Especificamente, pretendeu identificar como se integram e quais são as práticas culturais que esses sujeitos desenvolvem. Optou-se por investigar dois grupos: Skatistas e Movimento Hip-Hop. Essa pesquisa foi subsidiada pelos estudos de Abramovay (2002), Melucci (1997), Dayrell (2005) Sposito (2006), Bomfim (2006) entre outros. Para a prossecução da pesquisa, como escolhas metodógicas, utilizamos a pesquisa qualitativa, fazendo contatos pessoais e entrevistas semi-estruturadas e questionários com os jovens dos dois movimentos. Constatamos que a maior parte dos jovens pesquisados nos Movimentos Alternativos estão envolvidos por situações de vulnerabilidades e que fazem parte de uma exclusão social acentuada. Contudo, foi uma experiência animadora observar que, mesmo imersos em situações provadoras escolheram alternativas positivas por se agregarem a movimentos alternativos de Teresina-PI que lhes possibilitam visibilidade na sociedade. A juventude, em suas múltiplas faces, carece de políticas públicas voltadas para ela, e atenção da parte dos adultos, necessitam de serem vistos e serem tratados como "gente", como jovem de modo particular, não somente como uma fase transitória para a vida adulta cheia derealizações.

Palavras-chave : Juventudes; Culturas Juvenis; Práticas Culturais.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português