1Cultura jovem em movimentos alternativos de Teresina-PIDe Paulo Freire a Ferréz: razão e construção do saber das populações oprimidas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Anais do Primeiro Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros


ISBN 978-85-60944-38-5 versión on-line

Resumen

ROCHA, Eduardo Cardoso. Hip-hop& sarau: o Capão Redondo como centro da luta cultural. In Anales del 1o. Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros Anais do Primeiro Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros, 2012, São Paulo (SP) [online]. 2012 [citado 28 Marzo 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000132012000100010&lng=es&nrm=iso> .

O Capão Redondo é um território da periferia sul da cidade de São Paulo. Ficou conhecido no final do século XX através da "voz ativa" de grupos de rappers como o Racionais MC's. As vozes dos rappers são constituídas e constituintes dos modos de vida dos residentes do local. O racismo e a morte emergem como elementos que formam a experiência social da comunidade, com maior impacto para sua juventude. São fatos inscritos no processo de subjetivação formado por conflitos estruturais e históricos vividos principalmente pelos jovens negros. O genocídio anti-negro é representado no discurso musical dos rappers dos Racionais. Atualmente, o bairro é movimentado por saraus como o Sarau Vila Fundão que se instala nas suas ruas. Em continuidade com o movimento hip-hop (SILVA, 2011), o sarau - aliado à "voz ativa" dos rappers - renova e soma-se ao processo de luta político-cultural emergente nas ruas do Capão.

Palabras llave : Hip-hop; Sarau; Racionais MC's; Capão Redondo; Luta Cultural.

        · resumen en inglés     · texto en portugués     · pdf en portugués