1Do triângulo da morte ao círculo das artes: um olhar sobre a movimentação cultural da periferia Sul de São PauloNa metrópole Deus é uma nota de cem: Racionais MC's e Georg Simmel como narrativas da urbanidade moderna índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Anais do Primeiro Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros


ISBN 978-85-60944-38-5 versão on-line

Resumo

CANDOTTI, Fabio Magalhães. Stay real!: Tupac Shakur e a politica da mediação. In Anais do 1o. Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros Anais do Primeiro Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros, 2012, São Paulo (SP) [online]. 2012 [citado 19 Abril 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000132012000100013&lng=pt&nrm=iso> .

Em 2 de outubro deste ano de 2012, o Massacre do Carandiru completa vinte anos. Apesar de bastante esquecido pelas elites - mesmo pela parcela mais dedicada aos problemas "sociais", com o passar dos anos, esse acontecimento demonstra uma relevância cada vez maior para a história política brasileira. Hoje, sabemos que ele foi apenas um dos primeiros momentos de uma "Era das chacinas" e de um processo ininterrupto de encarceramente em massa. Este pequeno ensaio busca descrever e nomear uma das principais encruzilhadas em que as organizações populares encontram-se atualmente. Para ajudar a pensar em como enfrentá-la, ofereceremos à leitura uma tradução de um discurso feito pelo rapper Tupac Shakur no mesmo e fatídico ano de 1992. Ao nosso entender, nele encontra-se uma problematização ao mesmo tempo estranha e fecunda a respeito do posicionamento político das organizações populares em tempos de massacre.

Palavras-chave : Política; Crime; Hip Hop; Organizações populares; Fascismo.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português