1Stay real!: Tupac Shakur e a politica da mediaçãoA arte de narrar: cultura e educação no movimento Hip Hop índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Anais do Primeiro Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros


ISBN 978-85-60944-38-5 versão on-line

Resumo

LOPES, Frederico Alves e ANTUNES, Larissa Dulce Moreira. Na metrópole Deus é uma nota de cem: Racionais MC's e Georg Simmel como narrativas da urbanidade moderna. In Anais do 1o. Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros Anais do Primeiro Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros, 2012, São Paulo (SP) [online]. 2012 [citado 29 Março 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000132012000100014&lng=pt&nrm=iso> .

Este artigo é uma análise da vida metropolitana a partir da aproximação de dois campos aparentemente distintos: a sociologia e a arte. Na sociologia Georg Simmel, um dos fundadores da disciplina, e na arte, Racionais MC's, grupo de rap brasileiro; ambos apresentam a metrópole como central. Objetiva-se apreender peculiaridades interpretativas acerca da urbanidade moderna, realizando um paralelo entre as teorias do autor alemão, com as letras dos rappers. Nota-se um alto contingente populacional sendo atraído pelas metrópoles, entretanto, a capacidade receptiva destas não abarca todos que a povoa. Deste modo, surgem as periferias, que desenvolvem interações singulares com a cidade, dessas interações aflora o movimento Hip Hop. Percebe-se nas músicas uma cidade conflituosa e desigual. Descrição corroborada por Simmel, que interpreta o conflito como incessante e contínuo. As narrativas demonstram que na metrópole a vida é intensa e dinâmica, devendo ser encarada, nas palavras de Mano Brown, como um "desafio".

Palavras-chave : Simmel; Metrópole; Rap; Racionais Mc's; Urbanidade.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português