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Anais do Primeiro Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros
ISBN 978-85-60944-38-5 versão
on-line
ISBN 978-85-60944-38-5 versão on-line
Resumo
VIDON, Geyza Rosa Oliveira Novais. A arte de narrar: cultura e educação no movimento Hip Hop. In Anais do 1o. Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros Anais do Primeiro Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros, 2012, São Paulo (SP) [online]. 2012 [citado 29 Março 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000132012000100015&lng=pt&nrm=iso> .
Neste trabalho, vislumbrando uma possibilidade de ampliar a reflexão sobre culturas e discursos marginalizados, tomo como ponto de reflexão e refração o Rap e o universo marginalizado da Cultura Hip Hop. Valendo-me de categorias bakhtinianas, como dialogismo, excedente de visão e exotopia, analiso raps de MV Bill e Racionais MC's e as potencialidades educacionais desses enunciados em contextos de periferia urbana. Assim, pretendo, também, com esta análise, continuar ultrapassando as barreiras dos preconceitos lingüísticos, discursivos e culturais para enveredar em novos códigos, signos e manifestações comunicacionais que vão além do que consideramos como padrões canonizados. Ao adentrarmos nesses espaços singulares, teremos oportunidade de discutir questões paradoxais e dialéticas, como fronteiras identitárias, o eu e o outro, em suas mais diferentes configurações, universalismo versus particularismo. Assim, teremos, talvez, uma compreensão melhor, responsiva e responsável, desses sujeitos sociais, em toda sua complexidade dialógica.
Palavras-chave : Culturas marginalizadas; Hip Hop; Rap; Dialogismo; Educação.