1A arte de narrar: cultura e educação no movimento Hip HopThe stigma of three ps: poor person, black person, of the periphery. The vision of adolescents of the Heliópolis Community author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Anais do Primeiro Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros


On-line ISBN 978-85-60944-38-5

Abstract

MORAIS, Isabela. A vez do rap no morro: os rappers relendo as canções de Vinicius de Moraes. In Proceedings of the 1st. Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros Anais do Primeiro Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros, 2012, São Paulo (SP) [online]. 2012 [cited 07 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000132012000100016&lng=en&nrm=iso> .

A presente comunicação pretende fazer uma leitura crítica da versão feita pelos rappers Criolo Doido, Rael da Rima e Terra Preta das canções de Vinicius de Moraes, apresentadas no programa exibido pela Rede Globo, Som Brasil : "O morro não tem vez", "Samba da Bênção" e "Canto de Ossanha". Amparados pela arquitetônica teórica de Mikhail Bakhtin, além das reflexões de Luiz Tatit sobre a semiótica da canção, procura-se compreender de que forma as releituras suscitam novos sentidos, fazendo aflorar novos valores investidos naquelas canções, através da mudança de gênero musical, entoação, além das próprias rimas e intervenções dos rappers cujas falas trazem as músicas para o contexto sócio-histórico presente, resignificando as canções compostas há quase 50 anos atrás.

Keywords : Vinicius de Moraes; Criolo Doido; Canção Popular; Rap; versões.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese