1A arte de narrar: cultura e educação no movimento Hip HopThe stigma of three ps: poor person, black person, of the periphery. The vision of adolescents of the Heliópolis Community índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Anais do Primeiro Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros


ISBN 978-85-60944-38-5 versión on-line

Resumen

MORAIS, Isabela. A vez do rap no morro: os rappers relendo as canções de Vinicius de Moraes. In Anales del 1o. Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros Anais do Primeiro Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros, 2012, São Paulo (SP) [online]. 2012 [citado 29 Marzo 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000132012000100016&lng=es&nrm=iso> .

A presente comunicação pretende fazer uma leitura crítica da versão feita pelos rappers Criolo Doido, Rael da Rima e Terra Preta das canções de Vinicius de Moraes, apresentadas no programa exibido pela Rede Globo, Som Brasil : "O morro não tem vez", "Samba da Bênção" e "Canto de Ossanha". Amparados pela arquitetônica teórica de Mikhail Bakhtin, além das reflexões de Luiz Tatit sobre a semiótica da canção, procura-se compreender de que forma as releituras suscitam novos sentidos, fazendo aflorar novos valores investidos naquelas canções, através da mudança de gênero musical, entoação, além das próprias rimas e intervenções dos rappers cujas falas trazem as músicas para o contexto sócio-histórico presente, resignificando as canções compostas há quase 50 anos atrás.

Palabras llave : Vinicius de Moraes; Criolo Doido; Canção Popular; Rap; versões.

        · resumen en inglés     · texto en portugués     · pdf en portugués