1A arte de narrar: cultura e educação no movimento Hip HopO estigma dos três ps: pobre, preto, da periferia. A visão de adolescentes da Comunidade Heliópolis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Anais do Primeiro Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros


ISBN 978-85-60944-38-5 versão on-line

Resumo

MORAIS, Isabela. A vez do rap no morro: os rappers relendo as canções de Vinicius de Moraes. In Anais do 1o. Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros Anais do Primeiro Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros, 2012, São Paulo (SP) [online]. 2012 [citado 29 Março 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000132012000100016&lng=pt&nrm=iso> .

The purpose of this communication is to make a critical reading of the version made by rappers Criolo Doido, Rael Rima and Terra Preta of the songs of Vinicius de Moraes, presented in the programme aired by Rede Globo, Som Brasil: "O morro não tem vez", "Samba da Bênção" and "Canto de Ossanha". Sustained by the theorical architectural of Mikhail Bakhtin, in addition to theoretical reflections of Luiz Tatit on the semiotics of song, seeks to understand how the reinterpretations of new senses, making touch new values invested in those songs, through the change of musical genre, intonation, in addition to the own rhymes and interventions of rappers whose lines bring the songs to the socio-historical present, giving new senses to the songs composed for almost 50 years ago.

Palavras-chave : Vinicius de Moraes; Criolo Doido; Popular Song; Rap; versions.

        · resumo em português     · texto em português     · pdf em português