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Anais do Primeiro Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros


ISBN 978-85-60944-38-5 versão on-line

Resumo

MORAIS, Isabela. A vez do rap no morro: os rappers relendo as canções de Vinicius de Moraes. In Anais do 1o. Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros Anais do Primeiro Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros, 2012, São Paulo (SP) [online]. 2012 [citado 28 Março 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000132012000100016&lng=pt&nrm=iso> .

A presente comunicação pretende fazer uma leitura crítica da versão feita pelos rappers Criolo Doido, Rael da Rima e Terra Preta das canções de Vinicius de Moraes, apresentadas no programa exibido pela Rede Globo, Som Brasil : "O morro não tem vez", "Samba da Bênção" e "Canto de Ossanha". Amparados pela arquitetônica teórica de Mikhail Bakhtin, além das reflexões de Luiz Tatit sobre a semiótica da canção, procura-se compreender de que forma as releituras suscitam novos sentidos, fazendo aflorar novos valores investidos naquelas canções, através da mudança de gênero musical, entoação, além das próprias rimas e intervenções dos rappers cujas falas trazem as músicas para o contexto sócio-histórico presente, resignificando as canções compostas há quase 50 anos atrás.

Palavras-chave : Vinicius de Moraes; Criolo Doido; Canção Popular; Rap; versões.

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