1The stigma of three ps: poor person, black person, of the periphery. The vision of adolescents of the Heliópolis CommunitySarau na remo: na voz, a vez índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Anais do Primeiro Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros


ISBN 978-85-60944-38-5 versión on-line

Resumen

MENEZES, Jaileila de Araújo y MOURA, Renata Paula dos Santos. Desafios à participação no movimento Hip Hop em Caruaru. In Anales del 1o. Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros Anais do Primeiro Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros, 2012, São Paulo (SP) [online]. 2012 [citado 26 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000132012000100018&lng=es&nrm=iso> .

Nossa proposta de trabalho contempla reflexões do projeto de pesquisa "Juventude e Gênero no contexto do Movimento Hip Hop"((APQ-FACEPE 09/2010). O objetivo foi compreender a participação sócio-política e cultural das e dos jovens do movimento hip hop na cidade de Caruaru no que colabora para construção de uma cultura política participativa juvenil e para a igualdade de gênero. Empregamos como procedimentos para registro de informações: conversas informais, entrevistas, acompanhamento de atividades do movimento e o registro fotográfico de grafites. Percebemos que a participação dos jovens nos espaços de discussão política é incipiente e a participação das jovens na cultura hip hop é invisibilizada, o que associamos também ao asseveramento dos códigos de moral e honra em uma cidade de médio porte. Os/as jovens entrevistados/as estão imersos em um tecido social esgarçado e suas redes de apoio estão fragilizadas, o que impactua sobremaneira na realização dos seus projetos de vida.

Palabras llave : juventude; participação social; movimento hip hop.

        · resumen en inglés     · texto en portugués     · pdf en portugués