1Sarau na remo: na voz, a vezRito de Passagem contemporâneo: ensino médio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Anais do Primeiro Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros


ISBN 978-85-60944-38-5 versão on-line

Resumo

SILVA, José Carlos Gomes da. Rap, a trilha sonora do gueto: um discurso musical no combate ao racismo, violências e violações aos direitos humanos na periferia. In Anais do 1o. Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros Anais do Primeiro Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros, 2012, São Paulo (SP) [online]. 2012 [citado 19 Abril 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000132012000100020&lng=pt&nrm=iso> .

Focalizo nesse artigo produções musicais de diferentes grupos de rap que atuam na periferia da cidade de São Paulo. Argumento que, no discurso musical, os rappersquestionam diversas práticas de violação aos direitos humanos nos bairros periféricos. Analiso o fenômeno no contexto da redemocratização do país quando então a violência empreendida por grupos paramilitares assumiu proporções alarmantes. Em meados dos anos 1990 os bairros do Capão Redondo, Jardim Ângela e Parque Santo Antônio receberam a triste alcunha de "Triângulo da Morte". Desde essa época os rappersvêm utilizando a música como instrumento de combate ao racismo e à violência. O estudo é parte de um projeto de pesquisa mais amplo, O Capão Redondo nas vozes dos adultos e jovens, financiado pela FAPESP.

Palavras-chave : Segregação urbana; música rap; direitos humanos; cultura jovem; música popular.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português