1Rito de Passagem contemporâneo: ensino médioAs minas do movimento hip hop do Distrito Federal: a apropriação do conhecimento como o quinto elemento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Anais do Primeiro Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros


ISBN 978-85-60944-38-5 versão on-line

Resumo

PEREIRA, Juliano Gonçalves. Resistência: considerações sobre a trajetória política de jovens negros no século XXI. In Anais do 1o. Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros Anais do Primeiro Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros, 2012, São Paulo (SP) [online]. 2012 [citado 26 Abril 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000132012000100022&lng=pt&nrm=iso> .

As análises apresentadas neste texto buscam refletir sobre a trajetória política da Juventude Negra brasileira no século XXI. Tomando como ponto de partida o I Encontro Nacional de Juventude Negra/ENJUNE - realizado em Lauro de Freitas/BA em 2007, e considerando como um marco histórico da organização deste grupo juvenil, este artigo busca responder como este público tem sido tematizado nas políticas públicas contemporânea. Para isso propõe a intersecção dos índices de violência, uso e abuso de drogas e homicídio com os esforços da Secretaria Nacional de Juventude/SNJ juntamente com o Conselho Nacional de Juventude/CONJUVE para resolver a equação que apresenta a Juventude Negra como a mais vulnerável na sociedade. Partimos da hipótese que a cor da pele é determinante para os tratamentos sociais, e nessa dinâmica, a trajetória política da Juventude Negra se mostra promissora, desenvolvida sob resistências étnicas, em busca de acesso aos direitos.

Palavras-chave : Juventude Negra; Juventude; Políticas Públicas; Políticas Afirmativas.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português