1Resistência: considerações sobre a trajetória política de jovens negros no século XXIA psicanálise no projeto "Rappers, os novos mensageiros urbanos na periferia de São Paulo" índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Anais do Primeiro Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros


ISBN 978-85-60944-38-5 versión on-line

Resumen

SANTOS, Keila Meireles dos. As minas do movimento hip hop do Distrito Federal: a apropriação do conhecimento como o quinto elemento. In Anales del 1o. Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros Anais do Primeiro Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros, 2012, São Paulo (SP) [online]. 2012 [citado 29 Marzo 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000132012000100023&lng=es&nrm=iso> .

Analisa o movimento hip hop no Distrito Federal (DF), tendo como sujeitos da pesquisa mulheres com idade entre 15 e 29 anos que integram o movimento hip hop. Identifica lacunas na participação feminina nos eventos desse gênero e nos estudos acerca da participação delas na cultura/movimento hip hop. Entre as jovens que participam ativamente, o hip hop é definindo como espaço de construção identitária e no qual encontram reconhecimento. Trata de pesquisa qualitativa na qual realizamos grupos de discussão, entrevistas narrativas e observações in loco. Conclui que as minas hip hoppers denunciam sua invisibilidade e a falta de reconhecimento que resulta do machismo e do racismo existente na sociedade e que é refletido no hip hop. Elas são consonantes ao enfatizar que o conhecimento é o quinto elemento do hip hop e o principal instrumento delas na luta contra a discriminação racial e de gênero.

Palabras llave : Movimento hip hop; Conhecimento; Distrito Federal; Mulher jovem; Jovem negra.

        · resumen en inglés     · texto en portugués     · pdf en portugués