1As minas do movimento hip hop do Distrito Federal: a apropriação do conhecimento como o quinto elementoHistórias cruzadas Brasil - Cabo Verde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Anais do Primeiro Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros


ISBN 978-85-60944-38-5 versão on-line

Resumo

GRANADO, Laura Carmilo. A psicanálise no projeto "Rappers, os novos mensageiros urbanos na periferia de São Paulo". In Anais do 1o. Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros Anais do Primeiro Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros, 2012, São Paulo (SP) [online]. 2012 [citado 29 Março 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000132012000100024&lng=pt&nrm=iso> .

Este trabalho relata a assessoria prestada aos bolsistas técnicos que desenvolvem oficinas com jovens na Casa do Zezinho, no âmbito do projeto "Rappers, os novos mensageiros urbanos na periferia de São Paulo: a contestação estético-musical que emancipa e educa" coordenado pela professora Dra. Mônica do Amaral. Ao longo da assessoria foram discutidos textos psicanalíticos que permitiram aos bolsistas técnicos elaborar sua relação com os jovens que participam das oficinas propostas no projeto. Discutiu-se o quanto as oficinas viriam permitir a construção da subjetividade. Ocanto foi discutido como elemento que permite à pessoa de periferia ser reconhecida. A assessoria permitiu a compreensão das diferentes formas de angústia trazidas pelos educandos e a elaboração, inclusive de situações de luto vividas. Pensou-se nas expressões artísticas como forma de elaboração de lutos, integração psíquica e construção subjetiva. Conclui-se que a assessoria potencializou o caráter transformador das oficinas do projeto.

Palavras-chave : Psicanálise; música; subjetividade.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português