1Os desafios à produção político-cultural de jovens mulheresSchool for what? Cultural resistance experiences of young people from public schools of São Paulo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Anais do Primeiro Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros


ISBN 978-85-60944-38-5 versión on-line

Resumen

SILVA, Neide Cristina da y PEREIRA, Marcia Moreira. Livros didáticos da rede estadual de educação (São Paulo): a educação de jovens e adultos e a Lei Nº 10.639/03. In Anales del 1o. Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros Anais do Primeiro Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros, 2012, São Paulo (SP) [online]. 2012 [citado 18 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000132012000100027&lng=es&nrm=iso> .

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de educação básica destinada à inclusão escolar daqueles que tiveram negado o direito ao ensino regular na idade própria, sendo, portanto "marginalizados e excluídos dos benefícios das conquistas econômicas, política, sociais e culturais." (ROMÃO; GADOTTI, 2077, p.9). No ano de 2011 o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) disponibilizou livros como material didático para a Rede Estadual de Ensino de São Paulo aos alunos do EJA, com intuito de oferecer a professores e alunos um suporte a mais na sala de aula. Tema recente e de extrema importância também no âmbito educacional é a lei 10.639, sancionada em 2003 pelo Presidente da República, que altera a LDB (Lei de Diretrizes e Bases, 1996) institui que é obrigatório no ensino fundamental e médio, público e particular, o ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira. Trata-se de uma legislação que abre caminho para a divulgação da cultura africana - que tem forte representatividade em nossa sociedade - nas escolas, em cujas salas de aula se verifica pouquíssima ou nenhuma abordagem do assunto. O objetivo desse trabalho é abordar a presença e eficácia da referida lei no material didático da Rede Estadual de Ensino de São Paulo para os alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos), mais especificamente buscou-se analisar o conteúdo nas disciplinas de Literatura e História no contexto das diretrizes propostas pela legislação em questão.

Palabras llave : Educação; Ensino; Cultura; História; Literatura.

        · resumen en inglés     · texto en portugués     · pdf en portugués