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Anais do Primeiro Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros


ISBN 978-85-60944-38-5 versão on-line

Resumo

SILVA, Neide Cristina da e PEREIRA, Marcia Moreira. Livros didáticos da rede estadual de educação (São Paulo): a educação de jovens e adultos e a Lei Nº 10.639/03. In Anais do 1o. Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros Anais do Primeiro Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros, 2012, São Paulo (SP) [online]. 2012 [citado 23 Abril 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000132012000100027&lng=pt&nrm=iso> .

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de educação básica destinada à inclusão escolar daqueles que tiveram negado o direito ao ensino regular na idade própria, sendo, portanto "marginalizados e excluídos dos benefícios das conquistas econômicas, política, sociais e culturais." (ROMÃO; GADOTTI, 2077, p.9). No ano de 2011 o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) disponibilizou livros como material didático para a Rede Estadual de Ensino de São Paulo aos alunos do EJA, com intuito de oferecer a professores e alunos um suporte a mais na sala de aula. Tema recente e de extrema importância também no âmbito educacional é a lei 10.639, sancionada em 2003 pelo Presidente da República, que altera a LDB (Lei de Diretrizes e Bases, 1996) institui que é obrigatório no ensino fundamental e médio, público e particular, o ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira. Trata-se de uma legislação que abre caminho para a divulgação da cultura africana - que tem forte representatividade em nossa sociedade - nas escolas, em cujas salas de aula se verifica pouquíssima ou nenhuma abordagem do assunto. O objetivo desse trabalho é abordar a presença e eficácia da referida lei no material didático da Rede Estadual de Ensino de São Paulo para os alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos), mais especificamente buscou-se analisar o conteúdo nas disciplinas de Literatura e História no contexto das diretrizes propostas pela legislação em questão.

Palavras-chave : Educação; Ensino; Cultura; História; Literatura.

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