1Maracatu nação e a busca pela compreensão de seus aspectos religiosos: dos estudos folclóricos culturais à vivência dos jovens integrantes do Arrasta Ilha com o mestre da nação do Maracatu Porto RicoExperimentações com o rap e a música contemporânea na ONG Casa do Zezinho - Capão Redondo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Anais do Primeiro Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros


ISBN 978-85-60944-38-5 versão on-line

Resumo

NACKED, Rafaela Capelossa. Identidades negras em diáspora: memória e historicismo através das músicas dos anos 1960-1970.. In: ANAIS DO PRIMEIRO COLOQUIO INTERNACIONAL CULTURAS JOVENS AFRO-BRASIL AMERICA: ENCONTROS E DESENCONTROS, 1., 2012, São Paulo. Anais eletrnicos... Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Disponvel em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000132012000100030&lng=pt&nrm=abn>. Acesso em: 19 Maio. 2024.

Sob a chave dos Estudos Culturais, este artigo trata de experiências polifônicas de África nas Américas em quatro países: Brasil, Estados Unidos, Jamaica e Cuba a partir das elaborações musicais dos sujeitos afro-diaspóricos. Neste momento histórico, a solidariedade entre os povos negros tomou corpo nos movimentos culturais de todo o Atlântico Negro, num elogio ao corpo, rítmica e musicalidades negras, valorizando suas narrativas de prazer e dor na diáspora. A pesquisa pretende lançar um olhar para universo audiovisual da diáspora negra enquanto expressão não formal e não escrita destes sujeitos diante da modernidade. Observa como essas musicalidades manifestam diversamente as preocupações políticas e identitárias das diásporas em novos e diferentes locais da cultura, a historicidade e o memorialismo presentes nessas narrativas sejam elas gospels, sambas, salsas ou reggaes.

Palavras-chave : música; diáspora negra; negritude; identidade.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português