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Anais do Primeiro Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros
ISBN 978-85-60944-38-5 versão
on-line
ISBN 978-85-60944-38-5 versão on-line
Resumo
NACKED, Rafaela Capelossa. Identidades negras em diáspora: memória e historicismo através das músicas dos anos 1960-1970. In Anais do 1o. Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros Anais do Primeiro Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros, 2012, São Paulo (SP) [online]. 2012 [citado 29 Março 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000132012000100030&lng=pt&nrm=iso> .
Sob a chave dos Estudos Culturais, este artigo trata de experiências polifônicas de África nas Américas em quatro países: Brasil, Estados Unidos, Jamaica e Cuba a partir das elaborações musicais dos sujeitos afro-diaspóricos. Neste momento histórico, a solidariedade entre os povos negros tomou corpo nos movimentos culturais de todo o Atlântico Negro, num elogio ao corpo, rítmica e musicalidades negras, valorizando suas narrativas de prazer e dor na diáspora. A pesquisa pretende lançar um olhar para universo audiovisual da diáspora negra enquanto expressão não formal e não escrita destes sujeitos diante da modernidade. Observa como essas musicalidades manifestam diversamente as preocupações políticas e identitárias das diásporas em novos e diferentes locais da cultura, a historicidade e o memorialismo presentes nessas narrativas sejam elas gospels, sambas, salsas ou reggaes.
Palavras-chave : música; diáspora negra; negritude; identidade.