1Experimentações com o rap e a música contemporânea na ONG Casa do Zezinho - Capão RedondoHip hop in Fortaleza: a social movement composed mostly of afro descendants author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Anais do Primeiro Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros


On-line ISBN 978-85-60944-38-5

Abstract

SANTOS, S. M. P. dos and SANTOS, J. L. Relação de gênero no cenário do rap no Brasil: mulheres negras e brancas. In Proceedings of the 1st. Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros Anais do Primeiro Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros, 2012, São Paulo (SP) [online]. 2012 [cited 19 April 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000132012000100032&lng=en&nrm=iso> .

As reflexões desta pesquisa foram baseadas em observações realizadas em uma revista impressa intitulada Rap Nacional,em um site www.hiphopmulher.com.br, em vídeos de rap na internet e no Fórum de Hip-Hop do interior do Estado de São Paulo. A análise de tais veículos de comunicação e dos encontros dos hip-hoppers nesse Fórum revelou que a quantidade de cantores do sexo masculino é bem maior que o número de mulheres cantantes de rap no Brasil. Para compreender este fato analisa-se a questão de gênero nesse estilo musical. O rap, como um dos elementos artísticos do Hip-Hop, atrai mulheres e homens das periferias do Brasil por várias razões: uma delas é a maneira como os cantores (as) podem realizar discussões e críticas sociais através de suas músicas. Além disso, o espaço do rap permite construir referências e marcadores culturais de valorização e reconhecimento social, principalmente para as pessoas que são inferiorizadas socialmente como, por exemplo, as mulheres negras e moradoras das periferias. Dessa forma, o tema central foi delimitado nas diferenças e nos significados atribuídos à relação de gênero nas letras das músicas. Elabora-se uma reflexão de como os marcadores de diferenças são construídos socialmente e como as desigualdades sociais e as relações de poder entre os dois sexos são percebidas, afirmadas e/ou desafiadas pelos produtores do rap.

Keywords : Relação de gênero; Rap; Mulheres.

        · text in portuguese     · pdf in portuguese