1Riscos à sáude dos trabalhadores rurais: o cultivo de maracujá em pequenas comunidades rurais na ParaíbaÁgua como mercadoria e a luta dos movimentos sociais pelo acesso à água no Pontal do Paranapanema índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Anais da XIII Jornada do Trabalho



Resumo

Perpetua Guilherme Marini. O trabalho precário, volátil e instável no complexo celulose-papel em Três Lagoas (MS). In: Anais da XIII Jornada do Trabalho Anais da XIII Jornada do Trabalho [Anais online]; 2012  Out 09-12; Presidente Prudente, SP, Brasil. 2012 [citado 2024 Maio 19]. Disponvel em: URL: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000142012000100004&lng=pt&nrm=van .

O presente trabalho busca relatar e analisar os verdadeiros impactos da recente constituição do complexo celulose-papel em Três Lagoas (MS) para os homens e as mulheres que trabalham. Neste intento, apresenta, num primeiro momento, o contexto geográfico mais amplo no qual se insere este processo, e em seguida, procura demonstrar que, malgrado todo o alarde político-midiático em torno do pretenso desenvolvimento a partir da geração de emprego e renda, a precarização, a volatilidade e a instabilidade são as principais marcas inscritas no tipo de arranjo espacial por ele constituído, extremamente dinâmico do ponto de vista econômico, mas excludente e perverso quando observado pelo viés social. As inúmeras manifestações de revolta e de resistência dos trabalhadores, atuantes na construção civil e da montagem das fábricas, constituem um foco privilegiado para a explicitação das contradições explosivas que emanam do seio do sociometabolismo do capital.

Palavras-chave : produção de celulose e papel; mobilidade espacial da força de trabalho; precarização; Três Lagoas (MS).

        · texto em português     · pdf em português