1O trabalho precário, volátil e instável no complexo celulose-papel em Três Lagoas (MS)Reestruturação produtiva e precarização do trabalho na agroindústria celusósica em Três Lagoas - MS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Anales de la XIII Jornada do Trabalho



Resumen

OLIVEIRA, Jaqueline da Silva y CARVALHAL, Marcelo Dornelis. Água como mercadoria e a luta dos movimentos sociais pelo acesso à água no Pontal do Paranapanema. In Anales de la XIII Jornada do Trabalho Anales de la XIII Jornada do Trabalho, 2012, Presidente Prudente (SP, Brasil) [online]. 2012 [citado 20 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000142012000100005&lng=es&nrm=iso> .

O capital se encontra inscrito em uma crise estrutural, e intensifica as formas e os ritmos de exploração sobre o trabalho e a natureza. Diante desta ofensiva, é imprescindível verificar as formas de privatização e mercantilização da água, elemento natural insdispensável para a vida. No entanto, mais importante que verificar estas formas de privação da água, é analisar a atuação dos Movimentos Sociais na luta pelo acesso e pelo uso da água de forma igualitária. É neste contexto que as ações desencadeadas pelo MAB e pelo MST no Pontal do Paranapanema, ao reivindicar o uso da água dos reservatórios da região, e pelas injustiças da política energética são o alvo de nossas reflexões.

Palabras llave : Movimentos Sociais; parques aquícolas; luta pela água; privatização; mercantilização.

        · texto en portugués     · pdf en portugués