1Água como mercadoria e a luta dos movimentos sociais pelo acesso à água no Pontal do ParanapanemaTerritório e hidrelétricas - o processo de transformação do território a partir da territorialização da Barragem Hidrelétrica Serra Facão no vale do rio São Marcos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Anales de la XIII Jornada do Trabalho



Resumen

OLIVEIRA, André Luis Amorim de. Reestruturação produtiva e precarização do trabalho na agroindústria celusósica em Três Lagoas - MS. In Anales de la XIII Jornada do Trabalho Anales de la XIII Jornada do Trabalho, 2012, Presidente Prudente (SP, Brasil) [online]. 2012 [citado 28 Marzo 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000142012000100006&lng=es&nrm=iso> .

A pesquisa em andamento procura identificar as determinantes e as conseqüências para a classe que vive da venda da sua força de trabalho, a partir da reestruturação produtiva do capital no setor da agroindústria celulose/papel, na microrregião de Três Lagoas em Mato Grosso do Sul. O trabalho objetiva desnudar as formas de exploração, organização, representação, precarização e resistência dos trabalhadores nas duas maiores empresas que atuam no setor: Fibria e Eldorado. Neste sentido, a busca do entendimento das especificidades e das ações políticas que envolvem os trabalhadores da Fibria e da Eldorado, considerando suas instâncias de representação, são elementos que nos ajudarão no desvendamento da atual expressão territorial da relação capital- trabalho e do entendimento à cerca das táticas de exploração e controle adotadas pelo capital no setor de celulose-papel na microrregião de Três Lagoas-MS, tendo como pano de fundo a incessante reestruturação produtiva do capital, cujos reflexos se fazem sentir na materialidade e na subjetividade do trabalho.

Palabras llave : reestruturação; trabalho; agroindústria.

        · texto en portugués     · pdf en portugués