1Trabalhar e diversificar para quê?: as estratégias de reprodução do campesinatoProdução de eucalipto no Baixo Parnaíba maranhense - ordenamento (e conflito) territorial em foco índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Anales de la XIII Jornada do Trabalho



Resumen

AZEVEDO, Leon Martins Carriconde. O rural e o urbano na teoria de Henri Lefebvre. In Anales de la XIII Jornada do Trabalho Anales de la XIII Jornada do Trabalho, 2012, Presidente Prudente (SP, Brasil) [online]. 2012 [citado 27 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000142012000100009&lng=es&nrm=iso> .

O referente artigo visa identificar na teoria lefebvriana quais as definições de urbano e rural, bem como suas implicações para o entendimento da contradição campo-cidade e do processo histórico que pode se apreender na teoria da Sociedade Urbana. Lefebvre, a partir de análise da sociedade urbana em germinação, não fica apenas preso ao debate acadêmico, mas passa a propor estratégias políticas de intervenção na realidade. O conceito que articula essas análises e proposições é o de Revolução Urbana. Existe uma série de decorrências das proposições teórico-filosóficas de Lefebvre se pensarmos a configuração da realidade latino-americana. O artigo debate a teoria de Marx sobre a economia camponesa baseada na análise do desenvolvimento da técnica e das forças produtivas. Lefebvre irá levantar questões sobre as características não só conservadoras do campesinato, mas principalmente sobre a incompatibilidade da economia e do modo de vida camponês com o projeto de "revolução urbana.

Palabras llave : revolução urbana; cidade; campesinato; urbanização.

        · texto en portugués     · pdf en portugués