1A organização do trabalho e o impulso migratórioTerritório e conflito: breve histórico sobre a implantação da usina hidroelétrica Itaipu binacional e seus reflexos na produção do espaço índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Anales de la XIII Jornada do Trabalho



Resumen

LEAL, Glauber Andrade Silva y ALMEIDA, José Rubens Mascarenhas de. Estado, crime organizado e território: poderes paralelos ou convergentes?. In Anales de la XIII Jornada do Trabalho Anales de la XIII Jornada do Trabalho, 2012, Presidente Prudente (SP, Brasil) [online]. 2012 [citado 26 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000142012000100013&lng=es&nrm=iso> .

Este artigo é o desdobramento de um estudo monográfico que buscou compreender o poder exercido pelos narcotraficantes nos territórios onde se estabelecem. Seu objetivo é investigar as relações sociais em que a organização criminal está inserida, mais especificamente no exercício de poder que estabelece numa parcela de território. O domínio territorial é um atributo marcante desta relação, o que, inclusive, autoriza a defesa de um suposto "Estado paralelo". A partir da concepção materialista da história, buscaremos investigar a natureza do poder exercido pelos narcotraficantes em parcelas do território urbano habitado pela população pauperizada. Como ponto de partida, fazemos uma leitura da analise marxiana da produção progressiva de uma superpopulação relativa enquanto parte do processo de acumulação do capital.

Palabras llave : Acumulação do capital; Crime organizado; Estado; Superpopulação relativa; Território.

        · texto en portugués     · pdf en portugués