1Território e conflito: breve histórico sobre a implantação da usina hidroelétrica Itaipu binacional e seus reflexos na produção do espaçoA disputa pelo território: agricultura camponesa versus agronegócio nos assentamentos do centro-sul paranaense índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Anales de la XIII Jornada do Trabalho



Resumen

LEAL, Victor Andrade Silva y SOUZA, Suzane Tosta. Trabalho e alienação dos sujeitos produtores da sociedade. In Anales de la XIII Jornada do Trabalho Anales de la XIII Jornada do Trabalho, 2012, Presidente Prudente (SP, Brasil) [online]. 2012 [citado 28 Marzo 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000142012000100015&lng=es&nrm=iso> .

Neste artigo partimos do pressuposto de que o trabalho é única atividade humana produtora de valor social, sendo a categoria fundante da sociedade, pois determina em última instância a mediação entre sociedade-natureza. Porém, o modo como a sociedade organiza essa mediação tem proporcionado à classe trabalhadora um estado de alienação do seu trabalho, ou seja, um estranhamento. Este estranhamento produz um entendimento deturpado de como a sociedade se organiza, fazendo com que esses trabalhadores não se reconheçam como produtores da sociedade, não permitindo o desenvolvimento de uma consciência de classe. O objetivo deste trabalho é investigar por quê a sociedade materializa as necessidades da classe burguesa, e não dos próprios sujeitos produtores desta sociedade, enfatizando um início de pesquisa que visa estudar a reprodução desses trabalhadores na periferia da cidade de Vitória da Conquista, na Bahia.

Palabras llave : Trabalho; Alienação; Produção da Sociedade; Valor.

        · texto en portugués     · pdf en portugués