1A disputa pelo território: agricultura camponesa versus agronegócio nos assentamentos do centro-sul paranaenseMobilidade territorial do trabalho: expressão da formação do trabalhador para o capital e elemento estratégico da expansão do Frigorífico de Aves da Copagril - Marechal Cândido Rondon/PR author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Procedings of XIII Jornada do Trabalho



Abstract

Engelmann Sandra Andrea, Gómez Jorge Ramón Montenegro. Sujeitos sociais na agroecologia entendidos a partir da centralidade do trabalho. In: Procedings of XIII Jornada do Trabalho Procedings of XIII Jornada do Trabalho [Proceedings online]; 2012  Oct 09-12; Presidente Prudente, SP, Brazil. 2012 [cited 2024 May 11]. Available from: URL: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000142012000100017&lng=en&nrm=van .

Partiu-se nesse trabalho das discussões que aconteceram em Março de 2012 na disciplina Geografia do Trabalho, ministrada pelo professor Antonio Thomaz Junior, nas quais as relações da sociedade com o trabalho são entendidas a partir do movimento dialético da afirmação e da negação, que consolidam diversas situações como a de subordinação, dominação e controle. Com o objetivo de começar a desenvolver uma discussão a partir dos sujeitos sociais, ou seja, dos camponeses que estão envolvidos na temática da Agroecologia. Entendeu-se que a centralidade do trabalho é pertinente nessa discussão por permear a identidade desses sujeitos. Nesse sentido construiu-se pequeno ensaio teórico com reflexões permeadas pelos conceitos do trabalho, da agroecologia e de campesinato, procurando evidenciar suas articulações, onde a relação Homem-Natureza é compreendida como um único corpo dentro do processo social centrado no trabalho, pois, o esse seria de acordo com Marx resultado do movimento da transformação da natureza e é transformado por ela.

Keywords : agroecologia; trabalho; campesinato.

        · text in portuguese     · pdf in portuguese