1A disputa pelo território: agricultura camponesa versus agronegócio nos assentamentos do centro-sul paranaenseMobilidade territorial do trabalho: expressão da formação do trabalhador para o capital e elemento estratégico da expansão do Frigorífico de Aves da Copagril - Marechal Cândido Rondon/PR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Anais da XIII Jornada do Trabalho



Resumo

Engelmann Sandra Andrea, Gómez Jorge Ramón Montenegro. Sujeitos sociais na agroecologia entendidos a partir da centralidade do trabalho. In: Anais da XIII Jornada do Trabalho Anais da XIII Jornada do Trabalho [Anais online]; 2012  Out 09-12; Presidente Prudente, SP, Brasil. 2012 [citado 2024 Maio 19]. Disponvel em: URL: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000142012000100017&lng=pt&nrm=van .

Partiu-se nesse trabalho das discussões que aconteceram em Março de 2012 na disciplina Geografia do Trabalho, ministrada pelo professor Antonio Thomaz Junior, nas quais as relações da sociedade com o trabalho são entendidas a partir do movimento dialético da afirmação e da negação, que consolidam diversas situações como a de subordinação, dominação e controle. Com o objetivo de começar a desenvolver uma discussão a partir dos sujeitos sociais, ou seja, dos camponeses que estão envolvidos na temática da Agroecologia. Entendeu-se que a centralidade do trabalho é pertinente nessa discussão por permear a identidade desses sujeitos. Nesse sentido construiu-se pequeno ensaio teórico com reflexões permeadas pelos conceitos do trabalho, da agroecologia e de campesinato, procurando evidenciar suas articulações, onde a relação Homem-Natureza é compreendida como um único corpo dentro do processo social centrado no trabalho, pois, o esse seria de acordo com Marx resultado do movimento da transformação da natureza e é transformado por ela.

Palavras-chave : agroecologia; trabalho; campesinato.

        · texto em português     · pdf em português