1Mobilidade territorial do trabalho: expressão da formação do trabalhador para o capital e elemento estratégico da expansão do Frigorífico de Aves da Copagril - Marechal Cândido Rondon/PRA agricultura camponesa frente ao capitalismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Anais da XIII Jornada do Trabalho



Resumo

Ataíde Renata Érica de Figueredo, Gonçalves Cláudio Ubiratan. Questão agrária no sub-médio São Francisco: conflitos territoriais provocado pela construção do Canal da Transposição, Eixo Leste - Floresta - Pernambuco. In: Anais da XIII Jornada do Trabalho Anais da XIII Jornada do Trabalho [Anais online]; 2012  Out 09-12; Presidente Prudente, SP, Brasil. 2012 [citado 2024 Maio 19]. Disponvel em: URL: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000142012000100019&lng=pt&nrm=van .

O presente artigo faz parte da pesquisa Questão Agrária no Sub-Médio São Francisco: Conflitos de Territorialidades entre ribeirinhos e Estado. No texto abordaremos os principais conflitos socioambientais decorrentes da apropriação e uso da natureza pelos grandes empreendimentos capitalistas - aqui focamos as obras da Transposição do Rio São Francisco. Nossa análise centra-se nas questões candentes que perpassam o Sub-Médio São Francisco, observaremos o caráter de integração das políticas públicas do Estado a partir do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), que incidirá no Assentamento Serra Negra e na Agrovila 06. O direcionamento da discussão trata, em buscar compreender os reflexos do processo na reestruturação dos espaços da cidade e em particular na dinâmica do eixo que envolve o município de Floresta- PE.

Palavras-chave : Transposição do Rio São Francisco; Geografia Agrária e Conflitos Territoriais.

        · texto em português     · pdf em português