1Questão agrária no sub-médio São Francisco: conflitos territoriais provocado pela construção do Canal da Transposição, Eixo Leste - Floresta - PernambucoO subsolo como território em disputa: as tramas nos garimpos diamantíferos em Coromandel/MG índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Anales de la XIII Jornada do Trabalho



Resumen

LUSSANI, Cassia Adriana y SIMONETTI, Mirian Claudia Lourenção. A agricultura camponesa frente ao capitalismo. In Anales de la XIII Jornada do Trabalho Anales de la XIII Jornada do Trabalho, 2012, Presidente Prudente (SP, Brasil) [online]. 2012 [citado 26 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000142012000100020&lng=es&nrm=iso> .

O presente trabalho pretende abordar os processos de reprodução econômica e social da agricultura camponesa dentro do Assentamento Reunidas, do MST, em Promissão/SP. Este assentamento possui mais de 20 anos de história e faz parte de um processo de mudanças ocorridas no rural brasileiro. Com a modernização na agricultura e nos modos de produção, essas mudanças trouxeram consigo transformações que foram além do processo produtivo. Este trabalho é parte de uma pesquisa intitulada "Um balanço das políticas de reforma agrária entre 1985 a 2010" que está sendo realizada no Centro de Pesquisa e Estudos Agrários e Ambientais (CPEA) da UNESP/Marília, com a coordenação da Professora Doutora Mirian Claudia Lourenção Simonetti.

Palabras llave : Assentamentos; MST; Reprodução econômica.

        · texto en portugués     · pdf en portugués