1A agricultura camponesa frente ao capitalismoGarimpo: extrativismo e precariedade das relações sociais de produção no Seridó paraibano índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Anales de la XIII Jornada do Trabalho



Resumen

GONCALVES, Ricardo Júnior de Assis Fernandes y MENDONCA, Marcelo Rodrigues. O subsolo como território em disputa: as tramas nos garimpos diamantíferos em Coromandel/MG. In Anales de la XIII Jornada do Trabalho Anales de la XIII Jornada do Trabalho, 2012, Presidente Prudente (SP, Brasil) [online]. 2012 [citado 20 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000142012000100021&lng=es&nrm=iso> .

A pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão, têm como centralidade analisar o processo de apropriação do subsolo, (re)organização do trabalho e disputas territoriais nos garimpos de diamantes em Coromandel, situado na mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, em Minas Gerais. A metodologia usada baseia-se na pesquisa qualitativa em Geografia, com ênfase em procedimentos como levantamento bibliográfico, pesquisa de campo, observação e entrevistas. Nos últimos anos, novas territorialidades impactaram os territórios no município, com rebatimentos sobre a histórica atividade garimpeira. Fortalecimento da legislação ambiental e minerária, interdição de garimpos e desemprego, atuação de empresas privadas, apropriação e controle do subsolo, organização dos garimpeiros em cooperativa e sindicato, mecanização são elementos que expressam mudanças significativas na garimpagem diamantífera em Coromandel-MG. Nesse processo o território torna-se uma categoria central para a compreensão da materialidade e imaterialidade dos conflitos nos garimpos de diamantes.

Palabras llave : Coromandel/MG; Garimpos de diamantes; Garimpeiros; Território; Subsolo em disputa.

        · texto en portugués     · pdf en portugués