1A atualidade da luta pela terra no Pontal do Paranapanema-SPAgronegócio canavieiro e exploração capitalista da força de trabalho dos camponeses migrantes temporários do Vale do Jequitinhonha/MG índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Anales de la XIII Jornada do Trabalho



Resumen

SILVA, João Vitor Ramos da y THOMAZ JUNIOR, Antonio. Trabalho e luta pela terra: ressignificando a relação cidade-campo em Presidente Prudente/SP. In Anales de la XIII Jornada do Trabalho Anales de la XIII Jornada do Trabalho, 2012, Presidente Prudente (SP, Brasil) [online]. 2012 [citado 24 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000142012000100027&lng=es&nrm=iso> .

O tecido social do trabalho no século XXI comporta um conjunto heterogêneo de formas de externalizações. Uma dessas formas é a expressa pelos homens e mulheres que povoam os territórios da luta pela terra no Brasil e que, por essa via, vem ressignificando a relação entre cidade e campo. Este trabalho versa sobre a temática da luta pela terra no Pontal do Paranapanema, envolvendo a participação de trabalhadores e trabalhadoras de alguns bairros da periferia pobre da cidade de Presidente Prudente/SP nas ações dos movimentos socioterritoriais (em especial o MST), que historicamente cumprem o papel de efetivação da Reforma Agrária no Brasil e no Pontal. A partir da territorialidade criada por esses sujeitos sociais, pretende-se questionar a pretensa dissociação teórica entre cidade e campo.

Palabras llave : trabalho; luta pela terra; questão cidade-campo.

        · texto en portugués     · pdf en portugués