1Trabalho e luta pela terra: ressignificando a relação cidade-campo em Presidente Prudente/SPA territorialização da Italac Alimentos e os rearranjos espaciais em Corumbaíba (GO) author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Procedings of XIII Jornada do Trabalho



Abstract

BERSANI, André Ricardo dos Santos. Agronegócio canavieiro e exploração capitalista da força de trabalho dos camponeses migrantes temporários do Vale do Jequitinhonha/MG. In Procedings of XIII Jornada do Trabalho Procedings of XIII Jornada do Trabalho, 2012, Presidente Prudente (SP, Brazil) [online]. 2012 [cited 29 March 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000142012000100028&lng=en&nrm=iso> .

O objetivo deste trabalho é realizar algumas considerações acerca das relações de trabalho e formas de exploração enfrentadas pelos camponeses migrantes temporários do Alto-Médio Jequitinhonha/MG no trabalho como assalariados temporários no corte da cana-de-açúcar no município de Mirandópolis/SP. Para alcançarmos nosso objetivo, utilizamos teorias de estudiosos sobre a exploração dos camponeses migrantes do Vale, como: Silva (1999, 2008) e Martins (1988), bem como fontes orais, produzidas a partir de entrevistas com os sujeitos no município de Mirandópolis/SP em 2011, quando os mesmos estavam vivenciando o trabalho no corte da cana. Chegamos à compreensão de que a escolha da força de trabalho migrante temporária, especialmente dos camponeses do Alto-Médio Jequitinhonha configura-se como uma estratégia do capital monopolista canavieiro para extração de sobre trabalho; mais-valia e a diminuição dos gastos com sua formação e reprodução familiar.

Keywords : Camponeses migrantes temporários; recriação; trabalho assalariado.

        · text in portuguese     · pdf in portuguese