1Trabalho precário e informal como horizontes do trabalhador migrante do sertão paraibanoA migração do trabalho para o complexo hidrelétrico madeira índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Anales de la XIII Jornada do Trabalho



Resumen

ALBUQUERQUE, Ralph de Medeiros. As pequenas centrais hidrelétricas do rio Iratim e seus impactos socioambientais. In Anales de la XIII Jornada do Trabalho Anales de la XIII Jornada do Trabalho, 2012, Presidente Prudente (SP, Brasil) [online]. 2012 [citado 26 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000142012000100031&lng=es&nrm=iso> .

O Paraná tem sido alvo de um "alagamento" de Pequenas Centrais Hidrelétricas - PCHs, visando à produção de energia. Há um forte discurso com relação as PCHs quanto ao seu baixo impacto ambiental e o fato das mesmas produzirem "energia limpa" neste trabalho busca-se destacar que a construção de uma PCH realmente causa impactos muito menores de que a construção de Grandes Hidrelétricas, as conhecidas UHEs, contudo, o que questiona-se é a grande quantidade deste tipo de empreendimentos que em diversos casos os impactos de um empreendimento se sobrepõem a outros do mesmo modelo. Ou seja, o que vem ocorrendo é a elaboração de Estudos de Impacto Ambiental que levam em consideração os empreendimentos de forma pontual, não considerando o efeito sinérgico destes empreendimentos. As PCHs dispõem de uma série de "vantagens" para se implantarem indo desde programas governamentais de financiamento até mudanças na legislação tanto do setor elétrico quanto ambiental.

Palabras llave : hidrelétricas; licenciamento; eletroestratégias.

        · texto en portugués     · pdf en portugués