1As pequenas centrais hidrelétricas do rio Iratim e seus impactos socioambientaisDo desenvolvimento regional aos territórios da degradação do trabalho: o trabalho em frigoríficos author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Procedings of XIII Jornada do Trabalho



Abstract

ALVES, José and THOMAZ JUNIOR, Antonio. A migração do trabalho para o complexo hidrelétrico madeira.. In: PROCEDINGS OF XIII JORNADA DO TRABALHO, 1., 2012, Presidente Prudente. Proceedings online... Centro de Estudos de Geografia do Trabalho, Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000142012000100032&lng=en&nrm=abn>. Acess on: 18 May. 2024.

Este texto que teórico-metodologicamente respalda-se na geografia do trabalho, faz parte das reflexões da pesquisa de doutorado junto ao Curso de Pós-Graduação em Geografia da FCT/UNESP, campus de Presidente Prudente/SP, a qual analisa a precarização do trabalho no contexto da atual inserção da Amazônia na produção energética brasileira, com enfoque para o "Complexo Hidrelétrico Madeira", composto pelas Usinas Hidrelétricas (UHEs) de Jirau e Santo Antônio, localizadas no município de Porto Velho/RO. Apresenta-se, portanto, reflexões inicias sobre o processo de migração do trabalho para o capital atrelado à construção dessas grandes obras de geração de energia hidrelétrica na Amazônia Sul Ocidental.

Keywords : Indústria barrageira; migração; trabalho; Complexo Hidrelétrico Madeira.

        · text in portuguese     · pdf in portuguese