1A migração do trabalho para o complexo hidrelétrico madeiraModernização da agricultura no município de Ipameri-GO: agronegócio, trabalho e migração author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Procedings of XIII Jornada do Trabalho



Abstract

HECK, Fernando Mendonça. Do desenvolvimento regional aos territórios da degradação do trabalho: o trabalho em frigoríficos. In Procedings of XIII Jornada do Trabalho Procedings of XIII Jornada do Trabalho, 2012, Presidente Prudente (SP, Brazil) [online]. 2012 [cited 19 April 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000142012000100033&lng=en&nrm=iso> .

Parte-se neste artigo da ideia de que nenhuma teoria ou conceito criado é neutro. Todo autor assume compromissos teórico-políticos, por isso a neutralidade é impossível. Portanto os pesquisadores e teóricos que tem desenvolvido o conceito de clusterrelacionando esse com a ideia de desenvolvimento regional para analisar a atividade de frigorificação de carnes no Oeste Paranaense, partem de uma visão que privilegia o capital. Veem nestes territórios o desenvolvimento através de indicadores estatísticos que apresentam tendências ascendentes. Como não estamos convencidos de que seja possível qualificar como desenvolvimento dados estatísticos de aglomeração industrial, de emprego e de renda em determinada atividade, procuramos esboçar uma crítica a estes teóricos. Portanto nosso objetivo neste ensaio é dialogar criticamente com os autores que tem visto nessa atividade apenas o desenvolvimento e o progresso, apresentando também outro conjunto de autores e pesquisas, que tem focado nas condições de trabalho em frigoríficos e que relativizam o desenvolvimento, bem como, apresentamos resultados de nossa pesquisa de Mestrado, onde buscamos construir o conceito de territórios da degradação do trabalho, por observar o enorme adoecimento físico e mental de trabalhadores nesse setor.

        · text in portuguese     · pdf in portuguese