1A migração do trabalho para o complexo hidrelétrico madeiraModernização da agricultura no município de Ipameri-GO: agronegócio, trabalho e migração índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Anales de la XIII Jornada do Trabalho



Resumen

HECK, Fernando Mendonça. Do desenvolvimento regional aos territórios da degradação do trabalho: o trabalho em frigoríficos. In Anales de la XIII Jornada do Trabalho Anales de la XIII Jornada do Trabalho, 2012, Presidente Prudente (SP, Brasil) [online]. 2012 [citado 26 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000142012000100033&lng=es&nrm=iso> .

Parte-se neste artigo da ideia de que nenhuma teoria ou conceito criado é neutro. Todo autor assume compromissos teórico-políticos, por isso a neutralidade é impossível. Portanto os pesquisadores e teóricos que tem desenvolvido o conceito de clusterrelacionando esse com a ideia de desenvolvimento regional para analisar a atividade de frigorificação de carnes no Oeste Paranaense, partem de uma visão que privilegia o capital. Veem nestes territórios o desenvolvimento através de indicadores estatísticos que apresentam tendências ascendentes. Como não estamos convencidos de que seja possível qualificar como desenvolvimento dados estatísticos de aglomeração industrial, de emprego e de renda em determinada atividade, procuramos esboçar uma crítica a estes teóricos. Portanto nosso objetivo neste ensaio é dialogar criticamente com os autores que tem visto nessa atividade apenas o desenvolvimento e o progresso, apresentando também outro conjunto de autores e pesquisas, que tem focado nas condições de trabalho em frigoríficos e que relativizam o desenvolvimento, bem como, apresentamos resultados de nossa pesquisa de Mestrado, onde buscamos construir o conceito de territórios da degradação do trabalho, por observar o enorme adoecimento físico e mental de trabalhadores nesse setor.

        · texto en portugués     · pdf en portugués